XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-MI.1239-1


GT: Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais

O SIMBOLISMO DO ARQUÉTIPO TRIÂGULO:਍ഀ UM ESTUDO DE CASO DO DESIGN DA MARCA PLAYBOY.

Tarcísio Bezerra Martins Filho (Universidade de Fortaleza)

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Semiótica ministrado pela professora Gabriela Reinaldo como parte integrante da segunda nota de avaliação. Buscou-se, através deste, uma análise semiótica dos triângulos existentes na composição geométrica da marca da Playboy. A partir de um ponto de vista simbólico, o arquétipo do triângulo pode representar o conceito de “feminino” incorporado dentro do branding da Playboy. Para tal, foi utilizado três categorias imprescindíveis a este estudo para os pressupostos teóricos: símbolo, tomando como base as pesquisas antropológicas de Cassirer; arquétipo, através da construção de Jung sobre esse conceito embasado no inconsciente coletivo; Marca, para entender a teorização da teoria da composição criativa por detrás de uma logomarca.


Palavras-chave:  Arquétipo, Comunicação Visual, Marca, Playboy, Símbolo
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