XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-JE.1241-1


GT: Intercom Júnior - Jornalismo e editoração

A CONSTRUÇÃO DO TEXTO PUBLICITÁRIO NOS JORNAIS DO SÉC. XIX: MANIFESTAÇÃO VERBAL DO DISCURSO.

Flaviano Carvalho de Souza (Universidade Federal da Paraiba)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as marcas de enuncia��o em an�ncios publicit�rios de jornais paraibanos dos s�culos XIX. Os an�ncios, que comp�em o corpus deste trabalho, coletados no acervo da Funda��o Casa de Jos� Am�rico, foram fotografados, transcritos e arquivados para posterior editora��o. Esta comunica��o visa, portanto, apresentar um panorama das condi��es de produ��o dos textos publicit�rios. A proposta te�rica ancora-se nas concep��es de g�nero do discurso e de dialogismo de Bakhtin e na proposta de heterogeneidade enunciativa de Authier-Revuz. Bakhtin afirma que todo discurso � constitu�do de v�rias vozes, que o dialogismo � a condi��o de exist�ncia do discurso. Tal como Bakhtin, Authier-Revuz coloca o dialogismo como condi��o de exist�ncia de todo discurso.


Palavras-chave:  Dialogismo, g�nero discursivo, intertextualidade, heterogeneidade
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