XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.1249-1


GT: NP Publicidade e Propaganda

O VALOR DO PRECÁRIO NA CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

João Luiz Anzanello Carrascoza (Escola Superior de Propaganda e MKT); Christiane Paula Godinho Santarelli (USP)

Resumo

Embora tenha ascendido na modernidade, a publicidade é uma manifestação cultural típica do contemporâneo da pós-modernidade, ou capitalismo tardio. No Brasil, país de਍ഀ contradições e contrastes, que apresenta virtudes de uma nação capitalista avançada e, ao mesmo tempo, problemas de nações periféricas, a atividade publicitária é considerada uma das mais criativas do mundo. Nas três últimas décadas, a publicidade brasileira vem ganhando prêmios nos principais festivais publicitários internacionais, como Cannes, One Show, Clio, London Awards, FIAP, entre outros. Este trabalho਍ഀ aborda o processo de criação da propaganda no Brasil, estudando alguns tipos de peças publicitárias nos quais a “poética e a estética do precário” está presente.


Palavras-chave:  Publicidade, pós-modernidade, ready-made, criação publicitária, estética do precário
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