GT: Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL E CIENTÍFICA PARA JOVENS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERLOCUÇÃO E RECEPÇÃO DE CONTEÚDOS AMBIENTAIS DA TVE BASEADA NA LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MÁRIO KAPLÚN Mariana Menezes Alcântara (Universidade Federal da Bahia); Simone Terezinha Bortoliero (Universidade Federal da Bahia)
ResumoDiante da avalanche de reportagens veiculadas pela mídia sobre o meio ambiente, resolvemos estudar a recepção destes conteúdos junto aos jovens que fazem parte dos Centros Avançados de Ciências do Projeto Ciência, Arte & Magia. Para a realização das discussões sobre o tema, escolhemos a metodologia do teórico Mario Kaplún, educomunicador da América Latina, que nas décadas de 70 e 80, implementou um método de Leitura Crítica dos Meios e o método Cassette-Foro. O objetivo foi analisar de que forma as informações passadas através da técnica jornalística podem educar, chamar a atenção para o tema ou até propor uma mudança nas ações e atitudes dos telespectadores e se estes conteúdos são efetivamente educativos ou apenas refletem uma visão superficial sobre meio ambiente. Palavras-chave: Meio Ambiente e Televisão, Educação Científica, Alfabetização científica, Educação Audiovisual, Recepção |