XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-JO.1296-2


GT: NP Jornalismo

O JORNAL, SUA IDENTIDADE, SUA VOZ

Bruno Souza Leal (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

O artigo pergunta como seria possível detectar a “voz” de um veículo ou programa jornalístico, numa instância superior ao da notícia ou de um conjunto de textos jornalísticos. Afinal, perguntar sobre a voz de um veículo é pressupor elementos de coesão entre os diversos fragmentos noticiosos, opinativos e lúdicos presentes no seu espaço mediático. Em outras palavras, a questão reconhece não apenas a existência de uma identidade para o veículo, como também, transforma-o em agente discursivo, capaz não apenas de reproduzir enunciados mas também de estabelecer condições particulares de enunciação, que organizam e dispõem de modo coerente outros discursos, ao longo da variedade de subdivisões que contêm.


Palavras-chave:  jornalismo, discurso, narrativa
਍ഀ