XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-JE.1297-1


GT: Intercom Júnior - Jornalismo e editoração

DISCURSO E LINHA EDITORIAL DA REVISTA CAPRICHO

Flávia Talita Lucena das Chagas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

O gênero editorial e a linha editorial dos veículos de comunicação são duas formas que eles possuem para expressar a sua opinião. O editorial é uma parte escrita pela própria empresa e ele comenta os assuntos presentes em cada edição do veículo. Já a linha editorial é o recorte que os meios de comunicação fazem para reproduzir suas informações. É uma seleção de matérias que demonstra o que interessa mais à mídia e ao seu público. A revista Capricho traz uma clara diferença entre o discurso expresso nos editoriais e na sua linha editorial. As duas formas deveriam se apresentar da mesma maneira, já que os dois expressam a opinião dos meios e deveria ter apenas uma perspectiva. Mas, o conteúdo semântico do editorial não condiz com as matérias internas da revista.


Palavras-chave:  Editorial, Linha Editorial, Revista Capricho, Indústria Cultural
਍ഀ