GT: Altercom - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda O RELAÇÕES PÚBLICAS NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE: O CASO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Pablo Ricardo Monteiro Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)
ResumoAborda-se a interface entre a comunicação e a saúde, com ênfase nas Relações Públicas e na humanização da assistência, respectivamente. Trata-se de um relato de experiência. Toma-se como referência os serviços prestados pelo Hospital da Universidade Federal do Maranhão. Busca-se compreender o significado estratégico das relações públicas na construção de um serviço de saúde humanizado. A discussão é constituída pela apresentação da Política Nacional de Humanização da Assistência. Em seguida reflete o papel da comunicação nas instituições de saúde, especificamente nos hospitais. Apresenta-se, por fim, a realidade do Hospital Universitário da UFMA sob a perspectiva de como a comunicação repercute na qualidade do serviço prestado pelas organizações de saúde e no modo como este é percebido pelo usuário. Palavras-chave: Relações Públicas, Qualidade na Assistência, Humanização da Saúde, Sistema Único de Saúde, Hospital Universitário da UFMA |