XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.1336-1


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

A LÓGICA NÃO-LINEAR DO MUNDO DIGITAL

Jimi Aislan Estrázulas (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

Existe uma tendência dentro dos estudos de comunicação em perceber a saturação de informações como problema principal da pós-modernidade. Contudo, a maneira como as informações se apresentam deixaram de ter um sentido linear e seguir a lógica emissor/meio/receptor. As informações se tornaram mais complexas e difusas, suas emissões são pluri pessoais e independentes e a lógica desse mundo novo composto por uma saturada rede informacional obedece a um sentido diferente da linearidade do homem Gutenberguiano. Tudo isso proporcionado pelo meio Digital. Este artigo se propõe a revisar o novo meio digital como modo não-linear de percepção, capaz deslocar a ótica problemática da quantidade de informações recebidas para a qualidade com que esses dados são processados e transformados em juízos. No mundo do meio digitalizado e disperso o homem ainda persegue a linearidade na informação.


Palavras-chave:  Lógica informacional, Meio digital, McLuhan
਍ഀ