XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TI.1370-1


GT: NP Tecnologias da Informação e da Comunicação

A EXPERIÊNCIA DO JORNALISMO NO SECOND LIFE: POSSIBILIDADES E CONTRADIÇÕES NO METAVERSO

Roberta Steganha (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)

Resumo

A Internet provoca mudanças nos conceitos de tempo e espaço e parte das atividades do homem contemporâneo passa a ser regida pela velocidade, conferindo maior instantaneidade na circulação da informação. Para acompanhar as mudanças, os processos comunicativos são reconfigurados e as empresas jornalísticas tendem a se adaptar a este novo universo. A Web 2.0 constitui atualmente o estágio mais avançado da Internet marcada pela maior participação dos internautas na produção de conteúdos. Nessa nova web um produto diferenciado é o Second Life, um ambiente que dissemina novas experiências baseadas na imersão e na produção coletiva dos conteúdos, para o qual algumas empresas de jornalismo começam a fazer incursões.


Palavras-chave:  internet, comunicação, jornalismo, second life
਍ഀ