GT: NP Semiótica da Comunicação STORYTELLING NO FANTÁSTICO: UM GOL DE PLACA NA NARRATIVA MIDIADA DO FUTEBOL. Rosemeire Aparecida de Oliveira (Universidade Estadual Paulista); Adenil Alfeu Domingos (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)
Resumo: O objetivo deste artigo é demonstrar como o discurso do futebol tornou-se um storytelling no Fantástico da Rede Globo de Tv, de 25/05/2008. Para atrair a atenção de públicos, nem sempre afeitos a todos os temas de uma Revista como o Fantástico, é preciso descobrir como tratar certos temas, a fim de que eles se tornem agradáveis aos não aficionados aos mesmos. O storytelling surge, então, como uma solução para esse problema. Assim, por exemplo, o tema futebol, nem sempre será agradável a todos, principalmente a uma grande parcela do público feminino, foi transformado em uma crônica para ser noticiado como espetáculo. Foi, portanto, o “como” noticiar o futebol do domingo, que deu a embalagem de storytelling a esse tema, como veremos nesse artigo. Palavras-chave: Storytelling, Semiótica, Informação, Comunicação, Mídia |