XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TI.1378-2


GT: NP Tecnologias da Informação e da Comunicação

TECNOLOGIA, INTERNET E ELEIÇÕES AMERICANAS:਍ഀ OBAMA NO FRONT DO CIBERESPAÇO਍ഀ

Denis Porto Renó (Universidade Metodista de São Paulo); Maria Cleidejane Esperidião (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

O poder de comunicação pela blogosfera e os recursos oferecidos pelas novas tecnologias digitais, em especial a partir do surgimento da web 2.0, proporcionaram uma alteração nos ambientes comunicacionais. Com a aquisição de poder de voz pelos grupos alternativos à gama midiática tradicional, os conceitos de Aldeia Global passaram a sofrer revisões, pois agora o papel das redes de relacionamentos discutidas por Castells ganharam novo status, agora de comunicadores. Este artigo discute como a tecnologia e a Internet afetaram a campanha presidencial americana durante as chamadas “prévias” eleitorais, especialmente a candidatura de Barack Obama. O processo político de 2008 também revelou a reconciliação e a convergência das “novas” e “velhas” mídias e a explosão de blogs, comunidades virtuais e redes sociais.


Palavras-chave:  Comunicação, Novas Tecnologias Digitais, Internet, YouTube, blogosfera
਍ഀ