XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PO.1403-1


GT: NP Políticas e Estratégias de Comunicações

ESTILO QUE VEM DE LONGE: COMO A PRODUÇÃO FORASTEIRA DIRIGE O CONSUMO

Bruno Marinoni Ribeiro de Sousa (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Realiza-se neste artigo a tentativa de operar uma articulação entre a sociologia do consumo e a indústria cultural brasileira, refletindo sobre o processo de racionalização e submissão dos mercados locais de TV aberta. Após refletir sob os aspectos político-econômicos da emergência de uma cultura de consumo de massa, enfatiza-se as técnicas publicitárias utilizadas nas telenovelas da Rede Globo e a promoção desse consumo no Ceará, a partir da relação da emissora “afiliada”, TV Verdes Mares, com a cabeça-de-rede.


Palavras-chave:  consumo, indústria cultural, Rede Globo, Verdes Mares
਍ഀ