GT: NP Semiótica da Comunicação ANALOGIAS SEMIÓTICAS ENTRE AS CATEGORIAS DE CHARLES PEIRCE, PRIMEIRIDADE, SECUNDIDADE E TERCEIRIDADE E AS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS DA PRODUÇÃO, DA REPORTAGEM E DA EDIÇÃO. José Ribamar Ferreira Junior (Universidade Federal do Maranhão); Lucilinda Ribeiro Teixeira (Universidade da Amazônia)
ResumoEsta comunicação parte da perspectiva semiótica na qual o homem-signo mantém relação com as categorias fenomenológicas proposta por Charles Sanders Peirce, a saber: primeiridade, secundidade e terceiridade. A correspondência conceitual, para cada uma delas, se expressa em personalidades como a do artista, a do homem de negócios e a do cientista, respectivamente. O método condutor deste trabalho é a migração analógico-conceitual de que fala Edgar Morin. Nosso esforço analítico foi transmutar tais categorias do domínio da fenomenologia daquele semioticista norte-americano, para o âmbito da linguagem jornalística. O resultado dessa tentativa foi uma produtiva analogia entre a tríade conceitual peirceana e as funções do produtor, do repórter e do editor. Palavras-chave: Semiótica, Jornalismo, Metáfora |