XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-SE.1408-1


GT: NP Semiótica da Comunicação

ANALOGIAS SEMIÓTICAS ENTRE AS CATEGORIAS DE CHARLES PEIRCE, PRIMEIRIDADE, SECUNDIDADE E TERCEIRIDADE E AS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS DA PRODUÇÃO, DA REPORTAGEM E DA EDIÇÃO.

José Ribamar Ferreira Junior (Universidade Federal do Maranhão); Lucilinda Ribeiro Teixeira (Universidade da Amazônia)

Resumo

Esta comunicação parte da perspectiva semiótica na qual o homem-signo mantém relação com as categorias fenomenológicas proposta por Charles Sanders Peirce, a saber: primeiridade, secundidade e terceiridade. A correspondência conceitual, para cada uma delas, se expressa em personalidades como a do artista, a do homem de negócios e a do cientista, respectivamente. O método condutor deste trabalho é a migração analógico-conceitual de que fala Edgar Morin. Nosso esforço analítico foi transmutar tais categorias do domínio da fenomenologia daquele semioticista norte-americano, para o âmbito da linguagem jornalística. O resultado dessa tentativa foi uma produtiva analogia entre a tríade conceitual peirceana e as funções do produtor, do repórter e do editor.


Palavras-chave:  Semiótica, Jornalismo, Metáfora
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