XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CO.1438-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda

O ADVERTAINMENT E A ÚLTIMA FRONTEIRA DA PROPAGANDA NA TV BRASILEIRA

Giovano Fonseca Gomes (Centro Universitário Uni-BH); Natália Moreira Salum (Centro Universitário Uni-BH)

Resumo

Este trabalho tem como proposta inicial uma breve reconstrução histórica da propaganda brasileira no meio televisivo, através de pesquisa bibliográfica, passando, em seguida, por uma busca documental, para identificação e análise das formas de propaganda a partir da inauguração da televisão no País. Em seguida, investigou-se o surgimento de um novo formato de propaganda, denominado advertainment, que começa a receber especial atenção por parte das emissoras, dos anunciantes e de agências. Finalmente, para realizar uma análise deste novo tipo de inserção, na perspectiva do consumidor, foi utilizado o método qualitativo, na forma de grupo focal, em que os participantes foram estimulados a avaliar os materiais apresentados pelo ponto de vista da percepção e o objetivo da venda. O resultado foi relevante para que se possa entender a importância e aceitação do formato pelo telespectador.


Palavras-chave:  televisão, propaganda, merchandising, advertainment
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