XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.1460-1


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

A LINGUAGEM SOB O PRISMA DA PRAGMÁTICA DA COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE VESTIBULARES

Aline Josiane Schuster (Universidade Federal de Santa Maria); Daniela Polla (Universidade Federal de Santa Maria); Elias José Mengarda (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar a linguagem na ótica da pragmática da comunicação, ou seja, analisar o uso efetivo que o homem faz da linguagem no seu dia-a-dia para a realização das mais diversas atividades comunicativas. Na base deste estudo estão as teorias da Enunciação e dos Atos de Fala de Austin e Grice as quais deram nova direção aos estudos lingüísticos. Para estes teóricos, a linguagem é vista como ação, sendo capaz de produzir determinados efeitos no interlocutor. Um corpus de textos publicitários de vestibulares foi utilizado para demonstrar que a linguagem pode revelar conteúdos implícitos pelo jogo de palavras. É este jogo de palavras que provoca os efeitos de sentido nem sempre explícitos, mas que devem ser captados pela percepção do interlocutor.


Palavras-chave:  Ação, Anúncios Publicitários, Argumentação, Pragmática
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