GT: Altercom - Jornalismo e editoração MODISMOS EDITORIAIS: REALIDADE CONSTRUÍDA Janaína Salles Fonseca (Centro Universitário da Cidade)
ResumoEste estudo pretende dar um novo direcionamento para o entendimento da relação entre a mídia e a sociedade, através da leitura de casos que tiveram grande repercussão jornalística. Ao estudar alguns fatos e a cobertura midiática deles feito, percebemos a criação de novas linhas editoriais, o que denominados de modismos editoriais como “contrutores” de uma nova realidade social. Partimos de questionamentos. Qual o conceito de notícia? Quem define esse conceito? Que espaço deve ser destinado a cada caso e por quê? Alguns manuais de jornalismo e redação parecem ter essa resposta pronta. Mas essa é uma questão subjetiva, colocada em prática pelo editor, personagem central deste trabalho. Não pretendemos achar verdades, mas lançar uma luz sobre a questão que permeia tanto o dia-a-dia dos profissionais de jornalismo. Palavras-chave: notícia, editor, modismo, sociedade, realidade |