XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:COL.1502-2


GT: I Colóquio Bi - Nacional de Ciências da Comunicação Brasil-Portugal

DOS CRAVOS À REDE – UM ESTUDO SOBRE O MARKETING POLÍTICO EM PORTUGAL

Roberto Gondo Macedo (Universidade Metodista de São Paulo); Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Universidade Metodista de Sao Paulo)

Resumo

Este artigo explana acerca da história recente do Marketing político em Portugal. Inicia਍ഀ com a descrição da Revolução dos Cravos de 1974 e seu impacto no processo਍ഀ democrático português, passa pelas mudanças na história da imprensa no Estado Novo;਍ഀ avança pelas modificações trazidas pela abertura política e globalização, mostra o਍ഀ exemplo das presidências abertas do período de Mário Soares, caminha pela visão਍ഀ contemporânea da aplicação da comunicação política em diversas eleições locais,਍ഀ analisa o impacto dos cartazes e Outdoors nos períodos eleitorais e conclui com uma਍ഀ visão contemporânea do Marketing Político no país, através de pesquisa feita pela rede਍ഀ mundial de computadores Internet.


Palavras-chave:  Comunicação Política, Eleições em Portugal, Marketing Político, Revolução dos Cravos, Estratégias Eleitorais
਍ഀ