GT: I Colóquio Bi - Nacional de Ciências da Comunicação Brasil-Portugal DOS CRAVOS À REDE – UM ESTUDO SOBRE O MARKETING POLÍTICO EM PORTUGAL Roberto Gondo Macedo (Universidade Metodista de São Paulo); Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Universidade Metodista de Sao Paulo)
ResumoEste artigo explana acerca da história recente do Marketing político em Portugal. Iniciaഀ
com a descrição da Revolução dos Cravos de 1974 e seu impacto no processoഀ
democrático português, passa pelas mudanças na história da imprensa no Estado Novo;ഀ
avança pelas modificações trazidas pela abertura política e globalização, mostra oഀ
exemplo das presidências abertas do período de Mário Soares, caminha pela visãoഀ
contemporânea da aplicação da comunicação política em diversas eleições locais,ഀ
analisa o impacto dos cartazes e Outdoors nos períodos eleitorais e conclui com umaഀ
visão contemporânea do Marketing Político no país, através de pesquisa feita pela redeഀ
mundial de computadores Internet. Palavras-chave: Comunicação Política, Eleições em Portugal, Marketing Político, Revolução dos Cravos, Estratégias Eleitorais |