XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TU.1507-1


GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

RECURSOS CULTURAIS NO TURISMO: IDENTIDADE, SOCIEDADE E GESTÃO PÚBLICA

Jane Aparecida Marques (EACH-USP); Edson Leite (EACH-USP)

Resumo

O trabalho tem por objetivo avaliar os recursos culturais naturais como importantes norteadores na construção da identidade de uma localidade e, conseqüentemente, de toda a atividade turística. Os diferentes agentes (governo, agentes de viagens, turistas ou residentes locais) podem conviver harmonicamente e se auxiliar mutuamente na preservação da identidade da cultura local. No entanto, a mediação desses agentes deve contar com apoio do poder público, incentivando as manifestações culturais como prioridades na gestão e como uma das possibilidades de se obter sustentabilidade, além de poderem promover mais intensamente as atividades turísticas, adotando práticas de educação patrimonial, que visem à salvaguarda e ao incentivo das práticas relacionadas aos saberes e aos modos de fazer geradores de identidade cultural.


Palavras-chave:  Turismo, Recursos culturais, Patrimônio cultural, Imagem da localidade
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