GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade RECURSOS CULTURAIS NO TURISMO: IDENTIDADE, SOCIEDADE E GESTÃO PÚBLICA Jane Aparecida Marques (EACH-USP); Edson Leite (EACH-USP)
ResumoO trabalho tem por objetivo avaliar os recursos culturais naturais como importantes norteadores na construção da identidade de uma localidade e, conseqüentemente, de toda a atividade turística. Os diferentes agentes (governo, agentes de viagens, turistas ou residentes locais) podem conviver harmonicamente e se auxiliar mutuamente na preservação da identidade da cultura local. No entanto, a mediação desses agentes deve contar com apoio do poder público, incentivando as manifestações culturais como prioridades na gestão e como uma das possibilidades de se obter sustentabilidade, além de poderem promover mais intensamente as atividades turísticas, adotando práticas de educação patrimonial, que visem à salvaguarda e ao incentivo das práticas relacionadas aos saberes e aos modos de fazer geradores de identidade cultural. Palavras-chave: Turismo, Recursos culturais, Patrimônio cultural, Imagem da localidade |