GT: Publicom - Jornalismo e editoração A SOCIEDADE DO TELEJORNALISMO. Aline Maria Grego Lins (Universidade Católica de Pernambuco); Flávio Porcello (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior (Universidade Federal de Pernambuco); Iluska Coutinho (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoO telejornal é hoje a grande praça pública do Brasil. A partir desse pressuposto, os sete autores, que trocaram o dia a dia no jornalismo televisivo pelas atividades acadêmicas, apresentam reflexões sobre o campo do telejornalismo como um lugar de construções simbólicas. Eles entendem que esse olhar é importante para a compreensão da produção, circulação e consumo de sentidos na sociedade. O livro está dividido em seis capítulos, que abordam desde a construção do real no telejornalismo; a relação mídia e poder; as incertezas na produção telejornalística e a construção de identidade em telejornais de emissoras locais; até a reflexão sobre mito e linguagem, a partir dos apresentadores-estrelas, e sobre os procedimentos e configurações espácio-temporais no telejornalismo. O livro, A Sociedade do Telejornalismo , editado em 127 páginas, custa R$ 20,00 (vinte reais). Palavras-chave: Comunicação, Sociedade, Telejornalismo no Brasil |