XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-JE.1516-1


GT: Publicom - Jornalismo e editoração

A SOCIEDADE DO TELEJORNALISMO.

Aline Maria Grego Lins (Universidade Católica de Pernambuco); Flávio Porcello (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior (Universidade Federal de Pernambuco); Iluska Coutinho (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O telejornal é hoje a grande praça pública do Brasil. A partir desse pressuposto, os sete autores, que trocaram o dia a dia no jornalismo televisivo pelas atividades acadêmicas, apresentam reflexões sobre o campo do telejornalismo como um lugar de construções simbólicas. Eles entendem que esse olhar é importante para a compreensão da produção, circulação e consumo de sentidos na sociedade. O livro está dividido em seis capítulos, que abordam desde a construção do real no telejornalismo; a relação mídia e poder; as incertezas na produção telejornalística e a construção de identidade em telejornais de emissoras locais; até a reflexão sobre mito e linguagem, a partir dos apresentadores-estrelas, e sobre os procedimentos e configurações espácio-temporais no telejornalismo. O livro, A Sociedade do Telejornalismo , editado em 127 páginas, custa R$ 20,00 (vinte reais).


Palavras-chave:  Comunicação, Sociedade, Telejornalismo no Brasil
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