XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CO.1522-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda

PUBLICIDADE, MÍDIA IMPRESSA E A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS

Amarinildo Osório de Souza (CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TENOLÓGICA DO AMAZONAS)

Resumo

Qual o tratamento dado a pesquisa qualitativa e quantitativa pelas agências de publicidade de Manaus? Como essas agências desenvolvem pesquisas para a geração de processos e produtos? Estas duas questões permeiam este trabalho, que, através de entrevistas focalizadas, visa investigar três agências cadastradas na Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP – Amazonas), traçando um paralelo entre o tratamento dado à pesquisa no desenvolvimento de suas atividades, os mecanismos utilizados e os problemas enfrentados para a realização de pesquisas na cidade de Manaus. O trabalho é de caráter desenvolvimentista e faz uma análise sobre como tem se configurado a mídia impressa atualmente. Também aponta a interdependência das abordagens quantitativa e qualitativa na geração de processos e produtos em publicidade com base nos resultados obtidos.


Palavras-chave:  publicidade, pesquisa, abordagens, mídia impressa, Manaus
਍ഀ