XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:ALT-CT.1561-1


GT: Altercom - Cibercultura e tecnologias da comunicação

A IMAGEM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS QUE COMPÕEM A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

Marieta Rios Nogueira de Freitas (Faculdade Integrada do Ceara)

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre o papel da imagem na Educação a Distância, tendo como objetivo avaliar o grau de importância para o aprendizado das imagens, ilustrações e fotografias que compõem aulas baseadas na web, chamadas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade de Fortaleza (Unifor), de Web-aulas. A disciplina escolhida para pesquisa foi a de Introdução a Computação, ofertada no curso de Informática da Universidade de Fortaleza. Na Web-aula 01 da unidade 03, foi analisado principalmente fotografias dos componentes de um computador. Na Web-aula 01 da unidade 04, foram analisadas ilustrações estáticas e dinâmicas com personagens representando situações do cotidiano dos alunos e questões relacionadas ao computador. Por fim obteve-se indícios, através de um questionário de pesquisa sobre como a imagens refletiram no aprendizado na modalidade a distância .਍ഀ ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Imagem, Educação a distância, Web-aula, Conteudo Digital, Ambientes Virtuais de aprendiz
਍ഀ