XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.1574-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

EXPERIÊNCIAS DE ESPECTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E OCUPAÇÃO URBANA: A PRÁTICA DE SOCIABILIDADE NO CASO DOS CINEMAS DA TIJUCA਍ഀ

Talitha Gomes Ferraz (Escola de Comunicação da UFRJ)

Resumo

Neste artigo examinamos como a experiência de espectação cinematográfica, isto é, a atividade de ir ao cinema, pode constituir formas de sociabilidade, possibilitando diferentes tipos de ocupação urbana. Para isso, partimos de uma pesquisa etnográfica, através de observação participante e de entrevistas com freqüentadores dos atuais e dos extintos cinemas da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, que já foi o segundo maior pólo exibidor da cidade. Do auge ao fechamento das salas de rua, até a entrada do modelo multiplex neste ambiente, verificamos como o cinema, enquanto equipamento coletivo de lazer e promotor de agenciamentos, ressoa na configuração dos espaços, na vida cotidiana e no imaginário das pessoas, fazendo da espectação cinematográfica uma cultura urbana.


Palavras-chave:  Espaço urbano, Sociabilidade, Espectação cinematográfica, Salas de cinema, Tijuca
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