XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RP.1585-1


GT: NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

GESTALT DAS ORGANIZAÇÕES: A PERCEPÇÃO DA IMAGEM INSTITUCIONAL INFLUENCIANDO NA RELAÇÃO ORGANIZAÇÃO-PÚBLICOS EM UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS BAIRROS DE SALVADOR/BAHIA COM REALIDADES ANTAGÔNICAS

Marcello Raimundo Chamusca Pimentel (Universidade Salvador); Márcia Maria Carvalhal Britto Pimentel (Universidade Católica de Salvador)

Resumo

Pretende-se promover, à luz do conhecimento sistematizado por autores da teoria da Gestalt, uma discussão sobre o grau de influência que a percepção tem nas relações organização-públicos e como estas têm se apropriado desse conhecimento para desenvolver suas estratégias de comunicação e relacionamento. Foi utilizado como método fotografar e analisar as características de dois bairros de Salvador/BA com realidades antagônicas: Pituba - habitado na sua maioria por pessoas das classes A e B; e, Vale da Muriçoca - habitado por pessoas das classes D e E. Os nossos pressupostos iniciais de que as organizações desenvolvem estratégias de comunicação e relacionamento diferenciadas para as também diferentes percepções da realidade por esses públicos foram confirmadas, na medida em que articulamos comparativamente os tipos e categorias de organizações que estão presente nos dois bairros pesquisados


Palavras-chave:  Gestalt, Percepção, Organização, Públicos
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