GT: NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional GESTALT DAS ORGANIZAÇÕES: A PERCEPÇÃO DA IMAGEM INSTITUCIONAL INFLUENCIANDO NA RELAÇÃO ORGANIZAÇÃO-PÚBLICOS EM UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS BAIRROS DE SALVADOR/BAHIA COM REALIDADES ANTAGÔNICAS Marcello Raimundo Chamusca Pimentel (Universidade Salvador); Márcia Maria Carvalhal Britto Pimentel (Universidade Católica de Salvador)
ResumoPretende-se promover, à luz do conhecimento sistematizado por autores da teoria da Gestalt, uma discussão sobre o grau de influência que a percepção tem nas relações organização-públicos e como estas têm se apropriado desse conhecimento para desenvolver suas estratégias de comunicação e relacionamento. Foi utilizado como método fotografar e analisar as características de dois bairros de Salvador/BA com realidades antagônicas: Pituba - habitado na sua maioria por pessoas das classes A e B; e, Vale da Muriçoca - habitado por pessoas das classes D e E. Os nossos pressupostos iniciais de que as organizações desenvolvem estratégias de comunicação e relacionamento diferenciadas para as também diferentes percepções da realidade por esses públicos foram confirmadas, na medida em que articulamos comparativamente os tipos e categorias de organizações que estão presente nos dois bairros pesquisados Palavras-chave: Gestalt, Percepção, Organização, Públicos |