XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RP.1613-1


GT: NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A VISIBILIDADE MIDIÁTICA DAS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ESTRATÉGIA DE LEGITIMAÇÃO ORGANIZACIONAL

Maria Ivete Trevisan Fossá (Universidade Federal de Santa Maria); Fabiane Sgorla (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

No contexto contemporâneo, a visibilidade midiática é negociada entre o campo dos media e dos demais campos sociais. Se é uma visibilidade negociada entra em questão a competência dos sujeitos que integram esses campos de modo a agenciar a visibilidade no espaço social. A partir desse raciocínio, este artigo propõe refletir sobre a visibilidade midiática de informações acerca das práticas de responsabilidade social do campo social das organizações privadas como estratégia de legitimação organizacional. Para tanto, são apresentados dois exemplos de empresas fabricantes de calçados, que em seu suporte midiático - site organizacional, publicam as práticas de responsabilidade social como informação principal acerca da organização, com a finalidade de explicá-la, justificá-la e garantir a representação da organização no espaço midiatizado.


Palavras-chave:  visibilidade midiática, legitimação, responsabilidade social, Relações públicas
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