XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-EC.1634-1


GT: NP Comunicação Científica

MÍDIA MASSIVA E MST NO DISCURSO ECOLÓGICO DA CONTEMPORANEIDADE

Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil (Centro Federal de Educação Tecnológica do MA)

Resumo

O presente trabalho analisa o posicionamento da mídia no que se refere à mobilização de 08 de março de 2008, dia internacional da mulher, realizada pelo MST, tendo como mote a questão da pilhagem do meio ambiente pelas grandes corporações capitalistas e a falta de políticas públicas à questão agrária. Relações entre grupos hegemônicos e mídias de massa, como grandes jornais e revistas de circulação nacional, assim como redes de TV aberta serão colocados em contraponto às estratégias de comunicação de estratos sociais marginalizados, representados neste caso pelo MST. Reflete-se também sobre o poder da mídia em influenciar o discurso ecológico da contemporaneidade e direcionar a opinião pública da sociedade brasileira, trabalhando o discurso midiático dos grupos hegemônicos de forma que represente a única versão (tele) visível, transformando-se em um simulacro da opinião pública nacional.


Palavras-chave:  Mídia Massiva, Discurso Opositivo, Ecologia Corporativa
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