XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-JE.1636-1


GT: Publicom - Jornalismo e editoração

JORNALISMO EM TRÊS DIMENSÕES - SINGULAR, PARTICULAR E UNIVERSAL (AUTOR-JORNALISTA E AUTOR-MARCA)

Roseméri Laurindo (Univ. Regional de Blumenau)

Resumo

O livro apresenta dois conceitos para se pensar o papel do jornalista na escrita contemporânea: autor-jornalista e autor-marca. O primeiro é aquele que respeita os limites da dimensão singular do testemunho, reconhecendo as conexões do indivíduo com o mundo. Garante o conhecimento através do jornalismo como uma experiência mediada e não como se fosse revelar a experiência em si. Na medida em que exerce a condição de autor-jornalista dá ao leitor a chance de concordar ou discordar, abrindo um campo possível de conexões co-autorais. Já o autor-marca é a expressão máxima do jornalismo que se apresenta na imprensa atual. Denota a cultura jornalística contemporânea dominada pela lógica do consumo. Na relação co-autoral constituem-se consumidores no lugar de leitores. É o jornalista querendo ser marca. Para tal abordagem inédita, a autora partiu da teoria do jornalismo de Adelmo Genro Filho.


Palavras-chave:  jornalismo, singular, autor, função, teoria
਍ഀ