XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.1638-3


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

O PODER MIDIÁTICO E O DISCURSO DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Gustavo Barreto de Campos (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Mohammed Elhajji (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Um dos principais críticos do poder simbólico que detém os meios de comunicação em nossa sociedade, o filósofo Paul Virilio chegou a uma conclusão drástica: a mídia contemporânea é o único poder que tem a prerrogativa de editar suas próprias leis, ao mesmo tempo em que sustenta a pretensão de não se submeter a nenhuma outra. A justificativa para tal procedimento trafega entre o cinismo e a treva: uma vez afetada a liberdade de imprensa, todas as liberdades estarão em perigo. Investigaremos neste artigo de que forma este discurso pode ser transpassado por outros discursos hegemônicos, formatado por grupos com interesses políticos e econômicos distintos do ideário auto-proclamado.


Palavras-chave:  Liberdade de imprensa, Semiótica, Retórica, Comunicação hegemônica
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