XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-MI.1649-1


GT: Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais

O MITO MODERNO NA ERA DOS GRANDES ÍDOLOS

Mariana Apocalypse Eça de Queiroz (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo

Este trabalho visa a explicitar a transformação do mito ao longo do tempo, através de três momentos: o antigo (ou grande narrativa), o moderno e o hipermoderno. Leva-se em conta sua característica modelizante e a participação marcante da mídia na construção do novo mito. Para embasar alguns desdobramentos dos modelos modernos e hipermodernos, o trabalho recorre à Teoria da Identificação, de Sigmund Freud (1976), ao conceito de Hipermodernidade, cunhado por Gilles Lipovetsky (2004), e aponta para o desaparecimento das grandes personalidades em detrimento dos ídolos instantâneos.


Palavras-chave:  mito, mídia, identificação, hipermodernidade
਍ഀ