XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-CI.1652-1


GT: NP Comunicação para a Cidadania

OS HOMOSSEXUAIS NA MÍDIA SEGUNDO MILITANTES, ACADÊMICOS E JORNALISTAS

Fernando Luiz Alves Barroso (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o debate que se vem desenvolvendo entre militantes homossexuais, acadêmicos ligados aos chamados estudos gays e lésbicos (teoria queer) e jornalistas, nas décadas mais recentes, no Brasil, sobre a representação de gays, lésbicas, bissexuais e travestis na mídia hegemônica e, em particular, na chamada grande imprensa noticiosa. Embora estes analistas percebam distinções entre os meios de comunicação e os discursos que veiculam sobre os indivíduos identificados por aquelas designações, suas análises ressaltam as estratégias de controle e dominação exercidas pela mídia sobre aqueles mesmos indivíduos


Palavras-chave:  imprensa, cultura da mídia, discurso, homossexualidade
਍ഀ