XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.1670-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

A CORPOREIDADE NO CONTEXTO MIDIÁTICO COMO ELEMENTO DOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE JOVENS

Thiago Tavares das Neves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Josimey Costa da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

O papel das expressões e experiências corporais nos processos de subjetivação de jovens urbanos é o foco deste trabalho. O suporte empírico é pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que investiga como essas relações se estabelecem no contexto midiático e assume a corporeidade como fenômeno social e cultural, objeto de representações e imaginários, instância da relação com o mundo. O corpo, complexo da articulação do universo físico, biológico e do meio antropossocial, é compreendido como mídia primária; ele reproduz padrões de consumo cultural, mas permite expressões singulares radicadas na própria experiência corpórea. As interferências corporais, a moda, a mídia, o espaço do quarto são referências ao mesmo tempo particulares e universais para uma cultura juvenil, que é complexa e ambivalente.


Palavras-chave:  corpo, mídia, subjetividade, jovens
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