XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-AU.1690-1


GT: NP de Comunicação Audiovisual

O PARADIGMA NÃO-NARRATIVO -਍ഀ DO CINEMA DE ATRAÇÕES À REALIDADE VIRTUAL ਍ഀ

Marcio Carneiro dos Santos (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI)

Resumo

O cinema não nasceu narrativo. Nos seus primeiros anos a prioridade das produções não era a de contar histórias, mas sim atrair a atenção do espectador numa experiência muito mais próxima do circo e das artes populares do que do teatro e da literatura. A dominância da narração chegou com Griffith e a organização do código que hoje conhecemos como linguagem cinematográfica. Mesmo assim o lado não-narrativo do cinema e das mídias audiovisuais de forma geral sobreviveu e nos dias de hoje parece ter um novo despertar através dos efeitos especiais, da interatividade e da presença corporal cada vez mais intensa em ambientes digitais onde a distância entre o espaço da tela e o espaço da platéia parece ser cada vez menor. O conceito do Paradigma Não-Narrativo tenta explicar essas transformações.


Palavras-chave:  Comunicação, Materialidade, Narração
਍ഀ