XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TC.1700-1


GT: NP Teorias da Comunicação

A TEORIA DO NEWSMAKING E A INFLUÊNCIA DA INTERNET NO COTIDIANO DOS JORNALISTAS: ESTUDO DE CASO DAS EDITORIAS DE CULTURA DA PARAÍBA

Patrícia Maria Rios Ribeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPIINA GRANDE)

Resumo

A pesquisa se propôs a estudar, analisar e discutir de que maneira a Internet influencia a prática profissional dos jornalistas que atuam nos jornais impressos da Paraíba: Jornal da Paraíba, Correio da Paraíba, Diário da Borborema, O Norte e A União. Foi realizado um estudo com jornalistas que trabalham nas editorias de cultura do Estado. Revelou-se neste trabalho o modo como as notícias são produzidas (newsmaking). Os resultados mostram que a Internet não é somente uma ferramenta de trabalho utilizada por todos os jornalistas, mas que também a novamídia influenciou e mudou o cotidiano dos jornalistas aqui estudados e consequëntemente das matérias redigidas por esse grupo de usuários e produtores de informação.


Palavras-chave:  Cibercultura, newsmaking, prática profissional, editria de cltura
਍ഀ