XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-ED.1709-1


GT: NP de Comunicação Educativa

COMUNICAÇÃO E CAPITAL SOCIAL: PRÁTICAS SÓCIO-EDUCATIVAS DE JOVENS COMUNICADORES

Rosane da Silva Nunes (Faculdade Integrada do Ceará)

Resumo

Este trabalho traz uma análise da relação entre as práticas comunicacionais de jovens formados em oficinas de comunicação promovidas por uma organização social e a geração de capital social na região onde vivem. O local do estudo é a Microrregião do Médio Jaguaribe, situada no Centro-Sul do Ceará, onde atua o Instituto Elo Amigo (IEA), o qual desenvolveu um programa de formação em comunicação com os jovens participantes do Projeto Aliança com o Adolescente (PAA). O principal objetivo foi verificar como os jovens comunicadores percebem a influência da formação que tiveram em comunicação e de sua atuação como comunicadores, no tocante ao fortalecimento de valores inerentes ao capital social. Para tanto, foi realizado um trabalho empírico que identificou percepções destes jovens sobre o papel da comunicação, das organizações sociais e deles próprios para o desenvolvimento local


Palavras-chave:  comunicação, capital social, formação, organizações sociais
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