XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.1716-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

INDÚSTRIA DO CINEMA NA ARGENTINA: HISTÓRIA, PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

Maíra Costa Gamarra (Faculdades Integradas Barros Melo - AESO)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais características da cinematografia argentina a partir de uma necessidade de uma visão mais sistêmica do desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual daquele país. A questão nos fez percorrer por vários conceitos teóricos, sobretudo aqueles ligados ao pensamento da Escola de Frankfurt. Além de princípios norteadores, como “Indústria Cultural” e “Indústria do Cinema”, o texto discorre sobre o perfil da produção, distribuição, exibição, diretores e do fundamental papel do Estado na recuperação do mercado cinematográfico da Argentina, que, hoje, é, sem dúvida, um dos mais importantes da América Latina.


Palavras-chave:  cinema argentino, indústria cultural, indústria do cinema, america latina
਍ഀ