XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-JO.1735-1


GT: NP Jornalismo

EMPREENDEDORISMO EM COMUNICAÇÃO – ਍ഀ AS EXPERIÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DE JORNALISMO DA UNICENTRO ਍ഀ

Everly Pegoraro (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE); Elisa Ferreira Roseira Leonardi (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná); Iris Yae Tomita (Universidade Estadual do Cento-Oeste)

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de trabalho em empreendedorismo desenvolvida com os acadêmicos do quarto ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste, com o objetivo de despertá-los para o espírito empreendedor e levá-los a refletir sobre os aspectos que envolvem a criação de uma empresa. Tal período letivo é propício, pois os alunos estão prestes a ingressar no mercado de trabalho e muitos deles pressentem que a atividade autônoma pode ser uma boa alternativa de inserção. Para isso, é necessário aprender conceitos de áreas correlatas, como Administração, Marketing, Gestão de Pessoas e de Negócios e adequá-los às características do campo da Comunicação. A postura empreendedora já não é uma opção, mas uma exigência da sociedade atual, seja para colaboradores, seja para empregadores.਍ഀ


Palavras-chave:  Empreendedorismo, Comunicação, Proposta pedagógica
਍ഀ