XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-ED.1737-2


GT: NP de Comunicação Educativa

INTERFACES JORNAL E EDUCAÇÃO: PANORAMA E TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE GLOBAL

Mônica Pegurer Caprino (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)

Resumo

O trabalho discute as interfaces entre mídia e educação na sociedade global e foca-se no jornal impresso. Faz uma panorama histórico e mundial do uso do jornal em sala de aula e analisa os programas brasileiros alinhados com o projeto da Associação Nacional de Jornais – ANJ, sob o rótulo de Programa Jornal e Educação. Esses programas têm sido objeto de vários estudos, mas geralmente recebem críticas que os classificam como ações de marketing para aumento de leitores e venda de jornais. O trabalho discute as faces da relação entre mídia e educação: incentivo para a cidadania ou criação de consumidores? Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, com o envio de questionários a jornais brasileiros que possuem programas de jornal na sala de aula. Foram realizadas entrevistas com envolvidos em programas de jornal e educação, inclusive um dos responsáveis pelo programa dos EUA.


Palavras-chave:  Jornal na sala de aula, Comunicação, Educação, Mídia, Escola
਍ഀ