GT: Publicom - Jornalismo e editoração TELEJORNALISMO E PODER NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS Florentina das Neves Souza (Universidade Estadual de Londrina)
ResumoA história da democracia brasileira está recheada de episódios nebulosos que misturaram jogo de influência, poder e jornalismo. Da malfadada tentativa de tirar as eleições de Leonel Brizola no pleito de 1982, no Rio de Janeiro, à subida meteórica e conseqüente vitória de Fernando Collor, em 1989, sempre se discutiu o papel da imprensa na manipulação de dados e informações para privilegiar ou prejudicar determinado candidato. Nesta obra, a autora comprova com dados estatísticos e qualitativos que a manipulação existe e pode influenciar os resultados de uma eleição. Analisando a cobertura das eleições presidenciais de 2002 e 2006, realizada pelo Jornal Nacional, principal telejornal do país, verificou que algumas abordagens foram determinantes para eleger e destruir candidatos. Palavras-chave: Telejornalismo, política, eleições |