XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RP.1754-1


GT: NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

CÓDIGOS PICTOGRÁFICOS NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL਍ഀ ਍ഀ

Sandra Maria Ribeiro de Souza (ECA-USP)

Resumo

A comunicação organizacional, em suas principais vertentes- comunicação interna, institucional e mercadológica- está fundamentada em alicerces de marca, entre os quais se destacam o sistema de identidade visual, também conhecido por sistema de identidade corporativa, e os códigos gráficos secundários que acompanham os principais signos de identificação da organização e de seus produtos e serviços. Os pictogramas aplicados nos ambientes organizacionais pertencem à categoria dos códigos secundários de identificação e assumem a dupla função de sinalizar pela imagem gráfica comportamentos públicos recomendáveis, bem como contribuir para a imagem pública da marca corporativa.


Palavras-chave:  imagem, identidade visual, marca, códigos pictográficos, dimensões semióticas
਍ഀ