XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:ALT-MI.1760-1


GT: Altercom - Mediações e interfaces comunicacionais

COMUNICAÇÃO E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: FUNDAMENTOS PARA UMA NOVA PRÁTICA

Lílian de Carvalho Lindoso (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente)

Resumo

A Comunicação tem sido considerada uma área estratégica para a Educação Ambiental. No entanto, é preciso sair de visões ingênuas e instrumentalistas, que entendem a Comunicação para a Educação Ambiental como um meio de disseminação de informação e conscientização ambiental. Olhar para as unidades de conservação é um exercício de repensar nossa relação com a natureza, mas, sobretudo, de reconhecer os avanços que as sociedades que se estabelecem nessas áreas podem trazer à reflexão sobre o projeto de uma nova cidadania. Nesse sentido, a Educomunicação configura-se como um espaço a partir do qual gerar novas práticas de gestão participativa destas áreas protegidas, agregando qualidade e consistência a uma ecocidadania ainda em gestação, como aos poucos as políticas ambientais brasileiras começam a reconhecer.


Palavras-chave:  unidades de conservação, educomunicação, gestão participativa, educação ambiental, políticas públicas
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