XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RP.1777-1


GT: NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A TRANSPARÊNCIA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS COMO REQUISITO PARA AUTOGESTÃO

Flávio Morgado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

O modelo de gestão utilizado por cooperativas e por várias empresas formadas após a falência de um negócio anterior é a autogestão, no qual todos os membros da empresa são responsáveis pelas decisões. O artigo analisa a transparência do processo de comunicação como um requisito da democracia interna das empresas autogestionárias. Esse processo abrange os emissores, receptores, as mensagens e os canais. O estudo de caso foi feito na CooperJeans, e mostrou a prática da transparência no dia-a-dia da gestão, embora existam dificuldades operacionais e tecnológicas para garanti-la, além das dificuldades dos trabalhadores de se apropriarem do conhecimento sobre gestão, e também a dificuldade de encontrar uma linguagem que reflita com precisão a situação do negócio e que seja clara para os usuários.


Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Transparência, Autogestão, Demonstrações Financeiras
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