XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.1780-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

BIG BROTHER BRASIL E A FÓRMULA DO SUCESSO: O QUE HÁ POR TRÁS DESTE FENÔMENO TELEVISIVO DA CULTURA DE MASSAS?

Amanda Gabrielly Régis de Freitas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

O BBB, com edições que vêm ao ar desde 2002, continua sendo um programa de elevada audiência. Que motivos levariam o BBB a um grau tão elevado no que diz respeito à preferência e audiência popular? Identificação pessoal com os participantes, polêmicas, fascínio pelo cotidiano, curiosidade... Seriam estes os verdadeiros ingredientes do sucesso? Esta pergunta vem sendo respondida cada vez mais amplamente por teóricos tanto da psicologia como da comunicação, comprovando cada vez mais abertamente que o Big Brother Brasil vem alcançando êxito por méritos intrínsecos do formato, adentrando-se ao que Umberto Eco chama de Obra Aberta. Procurando investigar a forma artística do programa, descobrimos que o BBB possui características estéticas que capturam a atenção do telespectador.


Palavras-chave:  Big Brother, Sucesso, Voyeurismo, Audiências, Valor estético
਍ഀ