XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-AU.1790-1


GT: NP de Comunicação Audiovisual

TELEVISÃO NA BOLÍVIA: ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA E DE COMPETITIVIDADE

Ana Paula Silva Ladeira Costa (Universidade Metodista de São Paulo); Anamaria Fadul (Intercom)

Resumo

A chegada tardia da televisão na Bolívia implica o subdesenvolvimento do país, a falta de capital e a participação do governo militar na sua implantação. Para enfrentarem a economia recessiva e a escassez de anunciantes nas décadas de 1970 e 1980, emissoras recorreram à pirataria e à compra de produções oriundas de outros países. O objetivo deste trabalho é de observar se houve uma mudança significativa do cenário descrito por pesquisadores nas décadas passadas para a presente conjuntura deste sistema televisivo. Para tanto, fez-se um resgate histórico com o propósito de vislumbrar o panorama em que este meio surgiu e analisaram-se as atuais grades de programação. As conclusões apontam para o aumento da competitividade e mostram que a produção nacional ainda é incipiente, representando uma pequena parcela da programação televisiva.


Palavras-chave:  televisão, Bolívia, grade de programação, produção nacional
਍ഀ