XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-MI.1797-1


GT: Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais

ENTRETENIMENTO E CULTURA DE CONSUMO: O FENÔMENO REBELDE-RBD

Ana Paula Holanda Lima (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte); Antônia Lilian Silva de França (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte)

Resumo

A mídia, atualmente, é grande contribuinte na formação social do ser humano. A televisão se tornou parte fundamental na construção da identidade, como também no incentivo ao consumo daquele que diariamente utiliza-se do meio para entretenimento e informação. Com base em fontes bibliográficas relacionadas à cultura de massa, mídia e juventude, estética e comportamento do consumidor, analisamos a telenovela mexicana Rebelde e o fenômeno musical RBD (refere-se à Rebelde, título da novela) perante o público infanto-juvenil brasileiro, envolvendo o consumo simbólico e material. Percebe-se assim, a colaboração da produção televisiva do México na transformação do comportamento das crianças, adolescentes e jovens na sociedade brasileira.


Palavras-chave:  Mídia, RBD, público infanto-juvenil, consumo, identidade
਍ഀ