GT: NP Rádio e Mídia Sonora EM BRASÍLIA, DEZENOVE HORAS: O GOVERNO NA PAUTA DO PROGRAMA A VOZ DO BRASIL Valquíria Guimarães da Silva (Universidade Federal do Tocantins)
ResumoO artigo destaca a relação entre mídia e poder. Descreve os aspectos do radiojornalismo e analisa o programa radiofônico A Voz do Brasil, visando compreender como o mesmo trata, jornalisticamente, as crises do Governo Federal. São destacadas matérias referentes à crise aérea ocorrida após o acidente com uma aeronave da empresa TAM, no dia 17/07/2007. Executa decupagem de cinco edições do programa dos dias 17, 18, 19, 25, e 26 de julho de 2007 para a coleta dos dados para análise. Conclui que o programa A Voz do Brasil divulgou, nas matérias da crise aérea, apenas as versões oficiais do governo, demonstrando que o mesmo publicou a crise porque, além de não ter podido deixar de publicar um assunto que estava nas agendas social e midiática, o fez com o propósito de limitar os efeitos da opinião pública. Palavras-chave: mídia, poder, rádio, notícia, governo |