GT: Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais ETNI-CIDADE: IDENTIDADE HIFENIZADA E CIDADANIA PLENA Marília Assad de Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
ResumoA realidade sociopolítica contemporânea é marcada por fluxos e refluxos migratórios. O Brasil abriga centenas de comunidades espalhadas em seu território, compostas por dezenas de origens culturais, étnicas e confessionais diferentes. Uma população que, ao passo que cumpre seus papéis e deveres de cidadãos brasileiros, não deixa de cultivar e cultuar suas raízes pré-migratórias.ഀ
Tendo em vista esta realidade, o trabalho desenvolvido no Projeto Etni-Cidade: Identidade Hifenizada e Cidadania Plena objetiva apreender a questão da mídia comunitária étnica (nas suas vertentes cultural, nacional e/ou confessional) a partir de uma perspectiva tanto social como política e identitária. Para isso, o site é a instituição de um observatório de acompanhamento e análise das mídias comunitárias.ഀ
Palavras-chave: identidade, mídia comunitária, grupos étnicos, mapeamento |