GT: Intercom Júnior - Jornalismo e editoração SENTIDOS DE SAÚDE NAS MÍDIAS IMPRESSAS: ഀ
OFERTAS NAS REVISTAS “VEJA” E “ISTOÉ”ഀ
Iury Parente Aragão (Universidade Federal do piauí); Aline Alves Leal (Universidade Federal do Piauí)
ResumoO presente artigo analisa os discursos das seções de saúde das revistas “Veja” e “IstoÉ” em suas estratégias enunciativas midiáticas quando estas tematizam a saúde. O objetivo é analisar comparativamente os dispositivos de enunciação nas ofertas de sentidos de saúde usados pelos dois suportes. Utilizamos o método da análise de discursos para localizar e identificar tais dispositivos enunciativos, bem como os sentidos presentes nos textos. A fundamentação teórica da investigação pautou-se em concepções de Verón (2004), Medina (2006) e outros. Os resultados apontam que “Veja” prioriza as ofertas de sentidos de prevenção e emprega mais o discurso indireto, enquanto “IstoÉ” volta-se mais para ofertas de sentidos de terapia e utiliza-se muito do discurso direto. Palavras-chave: Mídia impressa, saúde, contrato de leitura |