XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-JE.1840-1


GT: Intercom Júnior - Jornalismo e editoração

SENTIDOS DE SAÚDE NAS MÍDIAS IMPRESSAS: ਍ഀ OFERTAS NAS REVISTAS “VEJA” E “ISTOÉ”਍ഀ

Iury Parente Aragão (Universidade Federal do piauí); Aline Alves Leal (Universidade Federal do Piauí)

Resumo

O presente artigo analisa os discursos das seções de saúde das revistas “Veja” e “IstoÉ” em suas estratégias enunciativas midiáticas quando estas tematizam a saúde. O objetivo é analisar comparativamente os dispositivos de enunciação nas ofertas de sentidos de saúde usados pelos dois suportes. Utilizamos o método da análise de discursos para localizar e identificar tais dispositivos enunciativos, bem como os sentidos presentes nos textos. A fundamentação teórica da investigação pautou-se em concepções de Verón (2004), Medina (2006) e outros. Os resultados apontam que “Veja” prioriza as ofertas de sentidos de prevenção e emprega mais o discurso indireto, enquanto “IstoÉ” volta-se mais para ofertas de sentidos de terapia e utiliza-se muito do discurso direto.


Palavras-chave:  Mídia impressa, saúde, contrato de leitura
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