XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.1868-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

AS PROPAGANDAS DE CERVEJA NA TELEVISÃO BRASILEIRA: ELEMENTOS DE ARGUMENTAÇÃO E ESTÉTICA PARA ATRAIR O CONSUMIDOR

Myrianna Coeli Oliveira de Albuquerque (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

Analisa propagandas de cerveja veiculadas na televisão brasileira com o intuito de desvelar os elementos de argumentação e estética utilizados para atrair o consumidor. Para este fim, buscou-se como referencial teórico e metodológico a análise de conteúdo por possibilitar um estudo mais detalhado dos textos audiovisuais. A partir da análise das seguintes propagandas: “Brahmeiro” da Brahma, “D. Carminha” da Skol e “One Big Game” da Heineken, percebeu-se que os elementos estéticos e argumentativos mais utilizados são: fotografia, cores, locações, trilha sonora e atores. Pôde-se concluir que estes elementos são utilizados no sentido de criar ambientes de diversão, jovialidade e/ou erotismo com vistas a atrair o seu principal público: os jovens do sexo masculino e que estão na faixa estária compreendida entre 18 e 35 anos


Palavras-chave:  análise de conteúdo, estética, propaganda de cerveja
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