XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RP.1872-1


GT: NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

O JORNAL INSTITUCIONAL COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO DO DISCURSO ORGANIZACIONAL

Daiane Bertasso Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria); Maria Ivete Trevisan Fossá (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O objetivo central consiste em analisar o sentido produzido pelo discurso organizacional presente no jornal institucional do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria/RS – Sinprosm. A partir disso, pretende-se verificar quais elementos constituem esse discurso, procurando descobrir a sua intencionalidade, e que aspectos da cultura organizacional estão presentes. Procura-se refletir os conceitos de linguagem, ideologia, discurso e produção de sentido, trazendo contribuições para a área de Análise do Discurso, Comunicação e Cultura Organizacional, em especial pelo fato de um sindicato não representar apenas o discurso organizacional de si próprio, mas também refletir, em alguns aspectos, o discurso organizacional de sua instituição de origem, no caso, a Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.


Palavras-chave:  discurso organizacional, ideologia, produção de sentido
਍ഀ