XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-MI.1882-1


GT: Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais

PERSUASÃO ERÓTICA E SENSUAL: ANÁLISE DAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DA CALVIN KLEIN

Davi Jeremias da Silva Moura (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Nayana Gurgel de Moura (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Antonia Sabrina Bezerra da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

Análise do uso do erotismo e da sensualidade nas campanhas publicitárias da Calvin Klein. A metodologia utilizada foi a análise semiótica, além do auxílio da lingüística, das contribuições da Psicologia do Consumidor e da Publicidade (GADE,1998; MUCCHIELLI, 1978), da psicodinâmica das cores (FARINA, PEREZ BASTOS, 2006) e da leitura da linguagem corporal (PEASE, 2005). Para empreender a análise, observamos a utilização de imagens representando pessoas em situações que abusam da sensualidade para chamar a atenção e promover um aumento na venda dos produtos e serviços da marca. Observamos durante a investigação que, nas campanhas, o homem e a mulher são utilizados como corpos-objetos e explorados de forma a instigar, no consumidor, o desejo de compra.


Palavras-chave:  Publicidade, Erotismo, Sensualidade, Calvin Klein, Persuasão
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