XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TU.1889-1


GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

ESTUDO SOBRE CONDIÇÕES DE CRIAÇÃO DE UM SISTEMA INFORMACIONAL NO CAMPO TURÍSTICO

Thiery Okuyama Silva Murakami (Universidade Federal do ABC); Margarethe Born Steinberger-elias (Universidade Federal do ABC)

Resumo

Este artigo propõe os primeiros passos para a elaboração de um sistema de automação informacional no campo turístico. Através de um sistema conceitual fundado em categorias do discurso turístico, são discutidas algumas condições potenciais que ajudariam a idealizar um programa de computador capaz de operar em um frame de notícias turísticas (Goffman, 2006). Adaptamos de Luhmann (1995) a perspectiva teórica de que os sistemas turísticos podem ser tratados como sistemas sociais e, portanto, como sistemas de informação auto-referencial. Assim, os usuários tomariam decisões quanto às suas viagens com ajuda de um sistema de automação de noticias turísticas que seria, ao mesmo tempo, alimentado também com informações do próprio turista organizadas em tags referentes aos destinos visitados.


Palavras-chave:  comunicação, informação, turismo, sistema, notícias
਍ഀ